SDE apresenta novos projetos

A palestra do professor Cláudio Kirner, secretário de desenvolvimento educacional, Usando Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) na Modernização do Ensino fecha o Ciclo de Palestras sobre Modernização do Ensino promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Educacional (SDE) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). No evento desta quinta-feira, 6, foram apresentados alguns projetos criados pela SDE e contou com a presença do vice-reitor, Marcel Fernando da Costa Parentoni.

A SDE é um órgão subordinado à Reitoria e foi criada com o objetivo de promover a modernização do ensino e aprendizagem na instituição, enfatizando as novas metodologias e tecnologias. O Ciclo de Palestras é um exemplo de ações que são promovidas pela SDE e contou com oito palestras de pesquisadores referência no cenário nacional e internacional.

O professor Kirner apresentou projetos já realizados, como a criação de MOOCs, cursos abertos e massivos, além de lançar novos projetos, como o MOOPP (Massive Open Online Personalized Platform), plataforma de cursos abertos, e o MOOC Escolar, um projeto desenvolvido para atender alunos do ensino fundamental.

O vice-reitor, Marcel Parentoni, ficou satisfeito com o andamento dos projetos da secretaria. “SDE é um projeto que temos muita expectativa de bons resultados. Estamos colocando recursos financeiros de maneira significativa e não vão faltar recursos para apoiar projetos oriundos dessas iniciativas, das técnicas inovadoras de ensino, novas metodologias de aprendizagem, tudo que envolve a SDE e órgãos subordinados. Então a expectativa é que os frutos sejam muito bons”, explica.

Todos os encontros do Ciclo de Palestras sobre Modernização do Ensino estão disponíveis no YouTube.