Transforme sua disciplina em MOOC

MOOC é a sigla para Massive Open Online Course, que significa Curso Online Aberto e Massivo.  A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) criou, através da Secretaria de Desenvolvimento Educacional (SDE), uma plataforma para reunir os cursos abertos da instituição. No MOOPP (Massive Open Online Personalized Platform) estão hospedados cursos criados a partir de disciplinas dos cursos regulares da universidade.

A proposta é que os cursos dêem aos alunos diferentes caminhos para o aprendizado, através dos diferentes objetos de aprendizagem. O conteúdo é disponibilizado em vídeo, pdf, infográfico, áudio, slides, entre outros. “A ideia é fazer com que o aluno construa seu caminho de acordo com os objetos de aprendizagem com o qual ele possui mais afinidade e facilidade. Caso ele absorva melhor o conteúdo através de vídeos, opta por esse caminho, caso tenha mais facilidade com slides, vai por este. O grande diferencial é que ele pode conduzir o curso da maneira que ele achar melhor e assim acaba personalizando seu aprendizado”, explica o professor Cláudio Kirner, secretário de desenvolvimento educacional.

Para criar os objetos de aprendizagem e suporte no cursos, os professores da universidade contam com o apoio de uma equipe técnica. A meta para 2019 é criar 33 novos cursos.

Modernize sua disciplina, procure caminhos diferentes dos que estão sendo utilizados nos últimos anos, dê ao seu aluno conteúdos que vão além da sala de aula. Transforme sua disciplina em um curso aberto e compartilhe seu conhecimento.

Faça um cadastro no formulário ao lado e crie o seu MOOC.